26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

26 05 im noticia Ciclo de Palestras PPG EstatísticaTítulo: Análise de Fourier em Grafos

Palestrante: Cesar Niche (IM-UFRJ)
Data: 28/05/2021
Horário: 16:00h
Local: Transmissão online

Confira AQUI o link da transmissão.

Resumo: O principal objetivo da Análise de Fourier pode-se enunciar, de maneira informal, assim: escrever todas as funções (que verificam certas propriedades) como superposição de outras, mais simples, que formam uma base ortonormal desse espaço de funções. O exemplo mais conhecido, estudado nos cursos de Cálculo, é o das séries de Fourier de funções periódicas, as quais são superposições de senos e cosenos.

E se as nossas funções estão definidas num grafo? Um grafo é discreto e finito, nele não temos "Cálculo", pelo menos tal como o conhecemos através dos cursos usuais. Pensar em funções definidas em grafos, i.e. quantidades associadas a cada vértice, não é uma abstração: uma rede social pode ser modelada através de um grafo, e por exemplo, o número de postagens em cada dia de cada usuário é uma função definida nele.

Usando ideias de Análise, Álgebra Linear, EDPs, Estatística, Probabilidade, Processamento Digital de Sinais e Teoria de Grafos tentaremos responder (provando um resultado, implementando em Python) dois problemas bem importantes:

1) dado um grafo, posso saber (aproximadamente, exatamente) os valores de uma função em todos os vértices conhecendo só alguns desses valores? (amostragem);

2) dado um conjunto de pontos nos quais está definida uma função, qual é o grafo que "melhor" conecta esses pontos? (aprendizado de grafos).

Disclaimer: esta palestra é propaganda para um curso de Mestrado de Análise de Fourier em Grafos que, provavelmente, ditarei no segundo semestre do calendário da Pós-Graduação (última semana de setembro de 2021 - primeira semana de fevereiro de 2022).

Topo