Palestra: Recorrência, Transiência e balisticidade de Passeios Aleatórios geradores de árvores
Palestrante: Glauco Valle (IM-UFRJ)

Data: 1 de julho de 2019 (segunda-feira)
Hora: 15:30 h
Local: B106-a – Bloco B - CT – Instituto de Matemática - UFRJ

Resumo: O comportamento assintótico de classes de Passeios aleatórios não markovianos ou em ambiente aleatórios é um tema central em teoria das probabilidades e aplicações. Os passeios que iremos considerar neste seminário são tanto não markovianos quanto sua evolução pode ser descrita em função de um ambiente aleatório. Esses passeios são chamados de passeios aleatórios geradores de árvores e podem ser descritos da seguinte forma: (1) Consideramos um passeio aleatório em um grafo G com escolhas uniformes entre vizinhos próximos a cada transição; (2) após um certo número L (fixo) de passos um número de aleatório de vértices são criados e anexados à posição atual do passeio; (1) e (2) se repetem recursivamente. Estudaremos o comportamento assintótico desses passeios em função do valor de L, estabelecendo propriedades como recorrência, transiência e balisticidade.