26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

Devido à pandemia, estamos realizando de forma virtual as atividades do COLMEA, colóquio interinstitucional que congrega vários grupos do Rio de Janeiro.

Programa

14:00h - 15:10h: Florencia Leonardi (IME-USP)
Seleção de modelos para processos estocásticos
15:10h - 16:20h: Flávia Maria Darcie Marquitti (IFGW-Unicamp)
Assinaturas de processos microevolutivos em padrões filogenéticos

Transmissão online: O encontro se dará no GoogleMeet através do link: https://meet.google.com/smn-erzz-uhy.

Para participar por telefone, disque +1 929-276-0365  e digite este PIN: 749 078 582#

Palestras

Seleção de modelos para processos estocásticos
Palestrantes:
Florencia Leonardi (IME-USP)

Seleção de modelos se refere a uma área da estatística onde são considerados modelos probabilísticos cujos parâmetros pertencem a espaços de diferentes dimensões. O objetivo então é estimar uma dimensão para o modelo e, dentro desse espaço, utilizar técnicas estatísticas usuais para estimar os parâmetros. Neste seminário vou apresentar alguns resultados recentes sobre o problema de seleção de modelos para processos estocásticos. Em particular vou mostrar resultados para o problema de detectar blocos independentes em séries temporais multivariadas e também uma abordagem para detectar comunidades em redes aleatórias. Estes dois exemplos vão servir como ilustração dos métodos de seleção de modelos com critérios regularizados ou penalizados, que ajustam de forma automática e bastante eficiente a dimensão do modelo em questão.

Assinaturas de processos microevolutivos em padrões filogenéticos
Palestrantes: Flávia Maria Darcie Marquitti (IFGW-Unicamp)

Árvores filogenéticas são representações de relações evolutivas entre espécies e podem conter assinaturas dos processos responsáveis pelos eventos de especiação que exibem. Inferir processos evolutivos a partir das propriedades das árvores filogenéticas, no entanto, é um desafio. Neste seminário, apresentarei um modelo espacialmente explícito baseado no indivíduo (IBM), em que mutações e reprodução sexuada levam à formação de espécies. Por meio de simulações do processo evolutivo, mostro como obter a reconstrução completa das filogenias, caracterizando-as por propriedades estruturais como equilíbrio das árvores e velocidade de diversificação. Em seguida, descrevo como a variação nas características espaciais do processo de diversificação resulta em árvores com propriedades estruturais significativamente distintas. Por fim, apresento extensões desse modelo capazes de fornecer informações sobre a estrutura geográfica em ilhas e também sobre as interações entre indivíduos ao longo do tempo evolutivo.

Mais informações sobre o COLMEA, inclusive sobre todos os encontros anteriores podem ser encontradas AQUI.

Topo