26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

Título: Três problemas em epidemia em redes: Iniciando uma epidemia, identificando sua origem, e efeitos de proteção local
Palestrante: Daniel Ratton Figueiredo, PESC/COPPE/UFRJ
Dia: 11/09/2020
Horário: 15h
Transmissão online. 

O link será: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/gregorio-3

Resumo: Modelos matemáticos de epidemia em redes capturam diversos tipos de processos de contágio no qual a rede (grafo) assume um papel central, tais como o espalhamento de um meme por uma rede social online ou uma doença por uma população de indivíduos. Diferentes problemas podem ser formulados e respondidos quando considerarmos um determinado modelo de epidemia em redes, e nesta palestra iremos apresentar três problemas: (1) Qual é a melhor forma de iniciar uma epidemia em rede "infectando" alguns vértices? (2) Como identificar a origem de uma epidemia em rede observando vértices infectados? (3) Quais são os efeitos de proteção local na duração de uma epidemia em rede? O foco da palestra será mais nos problemas e menos nas soluções, que em geral dependem fortemente de diferentes premissas.

Instruções: Usaremos a infra-estrutura de teleconferência da RNP (Rede Nacional de Pesquisa). Vocês podem se conectar com as credenciais da CAFe (Comunidade Acadêmica Federada). No caso da UFRJ, as credenciais são o email institucional cadastrado no SIGA e EDU-roam, e a senha do SIGA. Também podem se conectar como convidados. Usaremos o vídeo@RNP caso o número de participantes supere a capacidade do sistema.

Teremos também streaming via Vídeo@RNP, video.rnp.br

Topo