Apresentação

A profissão de atuária possui mais de 50 anos de existência no Brasil e mais de 150 mundialmente. Ela se dedica ao estudo do risco, mais tradicionalmente na área de seguros e pensões e atualmente inclui seguro saúde e até mercado financeiro.

A formação do atuário é bastante ampla: estatística, finanças, administração, matemática, contabilidade e economia dão a base do seu conhecimento. O profissional é bastante reconhecido pelo seu pragmatismo, já que muitas vezes necessita tomar decisões sem maiores dados para análise. A profissão foi reconhecida nos EUA como a melhor em termos de rendimento e realização profissional há poucos anos atrás.

Atualmente existem ao redor de 500 atuários formados no Brasil e mais de 30.000 no exterior.

Oferecer um curso de pós-graduação para os profissionais de atuária que:

• Crie um grupo de pós-graduados com uma formação sólida, capaz de utilizar criticamente os modelos atuarias.
  • Venha a se transformar em uma pós-graduação stricto sensu no futuro.
  • Contemple o currículo mínimo da International Actuarial Association (IAA).
  • Se baseie nos exames da Society of Actuaries (SOA) dos EUA, Casualty Actuarial Society (CAS) dos EUA e Institute of Actuaries da Inglaterra.

Características

A pós-graduação lato sensu da UFRJ destina-se a formar um profissional capaz de atuar nos diversos segmentos de seguro, saúde, previdência e finanças, tendo para isso formação de excelência em atuária, modelagem estatística e finanças. O curso objetiva ser uma extensão profissional com uma forte base acadêmica.

Contato: Giselle
Tel: