26 04 im alumniV8
22 11 im fatiado face
22 11 im fatiado twitter
22 11 im fatiado youtube
22 11 im fatiado gmail
22 11 im fatiado brazil
22 11 im fatiado england
22 11 im fatiado spain

Título: Hiperbolicidade Versus Estabilidade Estrutural.
Palestrante: Nilson da Costa Bernardes Junior

Data: 08 de Novembro
Horário: 10:30
Local: Sala C-116

Resumo: Um teorema clássico na área de sistemas dinâmicos, da década de 1960, afirma que todo operador linear hiperbólico inversível sobre um espaço de Banach arbitrário é estruturalmente estável. Este resultado foi provado originalmente por Philip Hartman para espaços euclidianos de dimensão finita, e estendido para espaços de Banach arbitrários (independentemente) por Jacob Palis e Charles Pugh. Uma pergunta natural é se vale a recíproca deste teorema, ou seja, se estabilidade estrutural implica hiperbolicidade para operadores inversíveis sobre espaços de Banach (ou mesmo sobre espaços de Hilbert). Foi rapidamente percebido que a resposta é afirmativa no caso de dimensão finita. De fato, um artigo de Joel W. Robbin de 1972 já contém uma tal prova. Contudo, o caso geral permaneceu em aberto por mais de 50 anos. Em nossa palestra, vamos abordar esta questão e apresentar a solução obtida recentemente pelo palestrante em colaboração com o Professor Ali Messaoudi.

Palestra: O fenômeno da incrustação
Palestrante: Elvis Soares (NIDF - UFRJ)

Data: 01/11/2019
Horário: 10:30
Local: IM-UFRJ, CT, sala C-116

Resumo: Dá-se o nome de incrustação ao material depositado nas paredes de tubulações, equipamentos indrustriais, artérias, navios, entre outros sistemas em contato com um fluido. A origem do material depositado pode ser tanto inorgânica quanto orgânica, já o processo de deposição pode ser predominantemente uma reação de cristalização superficial ou, a adesão de sólidos suspensos no fluido. Nesse seminário discutiremos os processos físico-químicos associados ao fenômeno da incrustação, como nucleação, crescimento e aglomeração. Além disso, apresentaremos os esforços teóricos e resultados experimentais realizados no NIDF para a compreensão desse fenômeno e desenvolvimento de técnicas de prevenção e remoção de incrustação.

Palestra: Um passeio ao redor do teorema de Brauer-Siegel
Palestrante: Prof. Marc Hindry (Univ. Paris 7)

Data: 16/08/2019
Horário: 10:30
Local: IM-UFRJ, CT, sala C-116

Resumo: Começarei por explicar o que é o teorema de Brauer-Siegel. É um lindo resultado sobre a aritmética dos corpos de números (extensões finitas do corpo dos racionais): liga duas quantidades complicadas - o número de classes de ideais e o regulador de unidades (definir-los-ei), com o invariante mas simples do corpo - seu discriminante. Um dos aspectos mais interessante é que sua prova liga álgebra, análise e geometria, introduzindo a função zeta de Dedekind.

Palestra: Uma introdução aos jogos de campo médio
Palestrante: Roberto Velho (IMPA)

Data: 27/09/2019
Local: IM-UFRJ, CT, sala C-116

Resumo: Jogos de campo médio é uma área recente que surgiu tanto na matemática quanto na engenharia. Suas idéias vêm de mecânica estatística e suas aplicações vão desde planejamento de cidades, a economia, e finanças. A idéia principal é obter uma aproximação para a descrição de um sistema com muitos jogadores/agentes/partículas evoluindo no tempo em equilíbrio sob um jogo differencial não-colaborativo. Os ingredientes são controle ótimo (eventualmente estocástico) e Equação da Continuidade. Surpreendentemente, muitas EDPs podem ser vistas como uma forma de um jogo de campo médio. O objetivo da palestra é introduzir as noções suficientes para formular um problema de jogo de campo médio, descrever sua modelagem através de alguns exemplos, e conectar com outros problemas matemáticos.

Palestra: Imprevisibilidade?
Palestrante: Nilson Bernardes Jr. (IM/UFRJ)

Data: 07/06/2019 
Horário: 10:30
Local: IM-UFRJ, CT, sala C-116

Resumo: Desde a antiguidade que o ser humano sonha em ser capaz de prever o futuro, mas há um certo consenso de que prever o futuro com boa precisão é algo bastante difícil. Frequentemente nos deparamos com previsões equivocadas.

Por exemplo, quem nunca reclamou de erros na previsão do tempo? Dessa forma, previsibilidade é um tema de interesse não apenas dos matemáticos ou mesmo dos cientistas em geral, mas da sociedade como um todo. Será que o natural é esperarmos previsibilidade ou imprevisibilidade? Essa é uma pergunta bastante geral, que pode ser colocada de modo mais preciso de diferentes formas e em diferentes contextos. Na nossa palestra iremos abordar essa questão e dar uma resposta no contexto dos sistemas dinâmicos topológicos.

Topo